A Lixeira (Curatella americana) é uma árvore da familia Dilleniaceae, também chamada de sambaíba-de-minas-gerais, sambaíba, sambaíba-do-rio-são-francisco, caimbé, cajueiro-bravo, cajueiro-bravo-do-campo, cajueiro-do-mato, cambarba, craibeira, penteeira, sobro e marajoara.
é uma árvore ou arbusto tortuoso da família das dileniáceas. Mede de 1 a 12 metros de altura. Sua folha, om até 26 cm, é tão dura e áspera que parece lixa - pelo que é também conhecida como “lixeira”. O diâmetro do tronco varia entre 40 e 50 cm, é curto, com a presença de ritidoma, e assim como os ramos, são tortuosos, em algumas vezes são atrofiados. As flores são hermafroditas, de coloração branca, aromaticas, pequenas, medem em média 5 mm de comprimento, subdividida de 10 a 20 inflorescências do tipo racemo ou tirso curto. O fruto apresenta uma cápsula globosa, pilosa, deiscente, lateral contém 4 valvas, com a coloração vermelha por dentro, cada fruto produz de 1 a 2 sementes.
Por sementes.
Frequente em cerrados, cerradões e capões, onde forma o “lixeiral”. Pode ser encontrada na Amazônia , no Pantanal, no Cerrado, na Mata Atlântica, e na Caatinga.